domingo, 7 de abril de 2013

Abril - mês do Livro


Dia Nacional do Livro Infantil

O dia 18 de abril foi instituído pela Lei 10.402/02 estabeleceu como comemoração oficial o Dia Nacional da Literatura Infantil, em homenagem à data de nascimento de José Bento Monteiro Lobato, um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. “Um país se faz com homens e com livros”, é frase criada por ele.
Começou sua vida literária traduzindo clássicos da Literatura Mundial para seus filhos. Depois teve a idéia de registrar as birras de sua filha pequena em forma de uma história e dali surgiu “A Menina do Nariz Arrebitado” e depois “As aventuras de Pedrinho” onde contou as travessuras do filho. Mais tarde acrescentou outros personagens de ficção e inventou mais histórias, ampliando e reunindo estas no grande conjunto chamado Sítio do Picapau Amarelo que, três décadas após sua morte foi transformado em seriado de TV. Depois criou a história, que fez grande sucesso.
Os principais personagens: D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também as enriqueceu com a mitologia grega e personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Como viveu a infância em fazendas, resgatou a imagem do homem da roça e seus maiores sucessos fazem referências à vida num sítio. Assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso, que também se tornou um sucesso no cinema.
Monteiro Lobato morreu em 04/07/1948, aos 66 anos de idade.
------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, foi criado o Dia Internacional do Livro Infantil, que é comemorado em mais de sessenta países na data de seu nascimento, 02/04/1805; em memória das inúmeras histórias criadas por ele.
No começo da criação dos livros não havia literatura especial para as crianças. Elas liam o mesmo que os adultos, mas demonstravam interesse maior pelas obras de fantasia, como os contos de fadas e de bruxas, registrados por Charles Perrault, pelos Irmãos Grimm e por Hans Cristien Andersen. A literatura infantil surgiu só no século XVII, no intuito de educar as crianças moralmente.





Charles Perrault (1628 - 1703) foi um escritor francês que lançou as bases para uma novo gênero literário, o Conto de fadas, com suas obras derivadas dos pré-existentes contos populares. Os mais conhecidos de seus contos incluem Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, O gato de botas e Barba azul. Muitas das histórias de Perrault também registradas pelos Irmãos Grimm, continuam a ser impressas e foram adaptadas para ópera, balé, teatro e cinema (Disney). Perrault foi uma figura influente no século 17 no cenário literário francês. Nos contos de fadas de Perrault, as histórias e seus finais são bem mais trágicos que os conhecidos atualmente. 

Os irmãos Grimm ( Jacob e Wilhem 1785 - 1863), foram dois alemães que dedicaram sua vida à pesquisa e registro da literatura oral. Assim, pesquisaram, recolheram e escreveram várias fábulas das tradições orais da Alemanha e Europa, ganhando grande notoriedade. Nas obras dos irmãos Grimm, os tradicionais “contos populares” assumem um aspecto menos trágico que em Perrault, terminando sempre com um anelo de esperança e final mais feliz.

Os contos mais famosos dentre as centenas que publicaram foram: Branca de Neve, Cinderela, O flautista de Hamelin, Os músicos de Bremen, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, A bela Adormecida, Hansel e Gretel (João e Maria).

Jacob e Wilhem Grimm  também deram grandes contribuições à língua alemã com um dicionário  (O Grande Dicionário Alemão) e estudos de linguística e folclore. 


Hans Christian Andersen (1805 - 1875) autor e poeta dinamarquês, escreveu peças teatrais, cinematográficas, romances e poemas, mas é mais lembrado por seus Contos de fadas, uma obra literária do gênero fábulas.  Sua popularidade não se limita às crianças; suas histórias - os chamados Eventyr, ou "contos fantásticos" - expressam temas que ultrapassam o mundo infantil e a Dinamarca.
Durante sua vida, ele foi aclamado por seus filhos, homenageado pela realeza e encantou todo o mundo  com seus “contos de fadas”, traduzidos em mais de 125 línguas. Sua linguagem era de fácil acesso às crianças, mas apresentando para leitores maduros também, muitas lições de virtude e resistência em face da adversidade. Eles inspiraram filmes, peças de teatro, balés e filmes de animação.
Dentre suas obras mais conhecidas mundialmente estão “O Patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo”, “A Pequena Sereia”, "Os cisnes selvagens" e “A Roupa Nova do Imperador”.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Amanhã, ou em breve acrescentarei: 23 de abril - Dia Mundial do Livro, em homenagem a Cervantes e Shakespeare.


Nenhum comentário:

Postar um comentário